top of page

5 livros para entender a História da Cafeicultura no Brasil



Por Moisés Stahl

Doutorando em História Econômica (USP)


O café é um gênero de bebida dos mais consumidos no mundo atualmente e isto tem uma longa e interessante história.


A economia cafeeira no Brasil se desenvolveu ao longo do século XIX, alcançando números expressivos de produção e exportação no século XX, momento em que o país se tornou o maior produtor mundial de café. Esta história foi abordada de diversas formas pelos historiadores. Aqui listo cinco livros importantes para a compreensão da construção do Brasil pelo avanço da cafeicultura.





1 – Imigrantes para o café, livro de Thomas Holloway aborda a expansão da economia cafeeira a partir das transformações da mão de obra, da substituição do trabalho escravo para o trabalho livre do imigrante, da estruturação do colonato e do assalariamento dos trabalhadores entre as décadas de 1880 e 1930.




2 – História do café, este livro de Ana Luiza Martins é uma reflexão geral da história da cafeicultura, uma síntese sobre o desenvolvimento da economia do café. Um ótimo livro para iniciar no tema.




3 – Arquitetura do café, trabalho riquíssimo escrito por André Argollo, que apresenta um levantamento histórico das fazendas de café na região de Campinas, com foco na arquitetura e construção. O livro enche os olhos dos leitores com imagens e uma reflexão instigante.



4 – O problema do café no Brasil, livro clássico de Antônio Delfim Netto, trata da questão do café apresentando uma reflexão que mescla história e teoria econômica. Neste livro sexagenário, Delfim Netto analisa a história econômica do café relacionando-a ao câmbio, a estabilidade monetária do país, procurando entendê-la, também, dentro do panorama mais amplo do movimento dos negócios em escala mundial.



5 – Fronteiras do café, livro escrito por Rogério Naques Faleiros, apresenta um exame detido da expansão das fronteiras do café, ou seja, de um espaço entre o velho e a possibilidade do novo




Siga o Escola e História no Instagram











53 visualizações0 comentário
bottom of page